Objetivo do Blog

Objetivando a transparência do serviço público para que toda a população tenha acesso às atividades desenvolvidas no Setor de Pessoal, que visam o registro das ocorrências da ficha funcional dos servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação – SMEd Cachoeira do Sul.

"A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos que apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une".
Milton Santos

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Cerimônia marca início das obras de construção do campus da UFSM em Cachoeira

http://cachoeiradosul.rs.gov.br/2015/07/cerimonia-marca-inicio-das-obras-de-construcao-do-campus-da-ufsm-em-cachoeira/




Por José Luís Zasso, com a colaboração de Patrícia Miranda
No calor fora de época e à sombra de uma timbaúva, provavelmente centenária, a comunidade de Cachoeira do Sul, servidores da Prefeitura e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gestores públicos e parlamentares acompanharam o lançamento da pedra fundamental do campus da UFSM em Cachoeira do Sul. O campus conta hoje com 20 servidores técnico-administrativos e 38 docentes, além de cinco cursos de graduação Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Agrícola, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo. Proposta inicial para Cachoeira era incompatível com as expectativas da comunidade, diz reitor
SAM_0454
Saudando a comunidade cachoeirense, o reitor Paulo Burmann falou do avanço na proposta para o campus de Cachoeira do Sul, inicialmente considerada pelo reitor aquém do necessário para Cachoeira do Sul. “Nós tínhamos uma proposta muito tímida, muito acanhada, incompatível com as expectativas e as necessidades de Cachoeira do Sul e da região, e da UFSM”. Burmann ressaltou a construção de uma gestão criativa e democrática, com diálogo e oportunidade que a UFSM busca fazer no campus de Cachoeira do Sul.
Neiron: Cachoeira nunca mais será a mesma
O prefeito Neiron Viegas, relembrou a série de articulações e de visitas em gabinetes de deputados e do Ministério da Educação para viabilizar o campus da UFSM em Cachoeira do Sul. Neiron, citou a articulação que teve em conjunto com o ex-prefeito Sérgio Ghignatti para viabilizar o campus, ainda no seu projeto original. Neiron ressaltou que na gestão do reitor Paulo Burmann a ideia de um campus da UFSM ganhou outro fôlego, projetando a criação de um centro de referência na área de tecnologia. “Tenho certeza que Cachoeira nunca mais será a mesma”, disse o prefeito, em relação a essa nova fase que se inicia com o campus da UFSM.
O deputado federal Paulo Pimenta e o diretor do campus de Cachoeira do Sul, José Mário Doleys Soares, também usaram da palavra. José Mário ressaltou a dedicação dos servidores do campus de Cachoeira e a parceria e colaboração entre a Universidade e a Prefeitura na implantação do campus. O deputado Pimenta lembrou que graças a uma política federal de expansão de oportunidades com a ampliação da rede pública de ensino federal, aliada a mobilização da comunidade de Cachoeira do Sul, foi possível tornar em realidade o sonho da UFSM na cidade.
Uma universidade na porta de casa
SAM_0470
Sentados a sombra de uma taquareira para se proteger o calor, o casal de aposentados Amilton da Silva Tallowitz, 61 anos e Amantina de Barros Porto, 77, acompanhavam atentos a solenidade que marca o início da construção do futuro campus da UFSM. Ela levou o seu banquinho e ele sentou-se em um pequeno barranco ao lado da esposa para assistir aos discursos que marcavam o início de um novo ciclo nas suas vidas. Morando a 1,2 quilômetros do campos, o casal vê no empreendimento uma chance de ver também a sua propriedade de um hectare ser valorizada. “Moro aqui a mais de 46 anos e isso aqui era só mato de eucalipto. Agora vamos ter uma universidade na porta de casa. Quem não quer ter uma universidade perto de casa”, brincou o aposentado.
Cursos e investimentos
Para o começo da primeira fase, com a construção de dois complexos de prédios, do Restaurante Universitário e da Casa do Estudante, estão previstos mais de R$ 121 milhões de reais. Com ingresso semestral via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a UFSM oferece na primeira fase de implantação os cursos de Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Agrícola, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo. Na segunda fase, prevista para iniciar em 2018, o campus terá também os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Software e Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Minas. Ao final da implantação a UFSM deve contar com 4 mil estudantes em Cachoeira do Sul. O campus da UFSM será construído em uma área de 88 hectares comprada e cedida pela Prefeitura, na localidade de Passo d’Areia, no interior do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário